05 outubro 2012

1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa


    O 1º Congresso de Geologia dos Países de Língua Portuguesa, organizado pela Sociedade Geológica de Portugal (SGP) e pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), decorre entre 30 de Setembro e 5 de Outubro, na cidade de Santos, Brasil. 


   Em 2010, as direcções da SGP e da SBG assinaram um protocolo de colaboração que, entre outras actividades conjuntas, instituiu a realização de congressos científicos alargados a todos os países de língua portuguesa e a todas as áreas de Geociências.

   Neste 1º Congresso estão a decorrer comunicações científicas no âmbito de 37 simpósios temáticos e 14 sessões técnico-científicas, conferências plenárias, mesas redondas e cursos intensivos. Paralelamente decorre a Expo GEO, onde Portugal tem um stand com exibição de posters e brochuras sobre o que se faz de mais inovador na área da ciência geológica em Portugal. 

   Um dos objectivos que a SGP pretende alcançar com a sua participação no Congresso é divulgar informação referente à capacidade e excelência das Universidades e Centros de Investigação Portugueses na área das Ciências da Terra.
   No passado dia 1 de Outubro foi lançado um volume de 1600 páginas intitulado "Geologia em Portugal", uma das mais recentes publicações portuguesas no campo de investigação científica. Outro volume, intitulado "Atlas da Geologia dos Países de Língua Portuguesa" será editado mais tarde, espera-se que ainda este ano.

   Portugal está representado por 67 cientistas, dos quais 40 investigadores portugueses, já com comunicações aceites pela Comissão Científica do Congresso. O Presidente da Sociedade Geológica de Portugal, Professor Doutor Rogério Bordalo da Rocha (entrevista aqui) e o Professor Doutor José Carlos Ribeiro Kulberg são os membros da Comissão portuguesa Organizadora do Congresso.

____________________
Adaptado de:
http://anodeportugalnobrasil.pt/programa/ciencia/1-congresso-de-geologia-dos-paises-de-lingua-portuguesa-em-santos#.UFysv-tZEWQ.facebook

Sem comentários: