01 outubro 2012

Rússia anuncia superdepósito de diamantes

   A Rússia quebrou o sigilo sobre um superdepósito de diamantes numa cratera de impacto em Popiguai, Sibéria, descoberto na década de 1970. As reservas são da ordem dos triliões de carats (centenas de milhares de toneladas), dez vezes mais que as reservas globais, sendo o suficiente para suprir o mercado até 3000 anos. 

   Estes diamantes de impacto foram formados  35 milhões de anos, pela colisão de um asteróide, em alta velocidade, sobre um grande depósito de grafiteAs pressões provocadas pelo impacto terão transformado instantaneamente a grafite em diamantes, num raio de cerca de 13,6 km a partir do ponto de impacto. 




   Os diamantes têm cerca de 0,5 a 2 mm de diâmetro, com algumas excepções a chegarem aos 10 mm. A sua dureza é superior à do diamante comum, sendo utilizados pela indústria, como em prospecção mecânica em offshore, e não em joalharia.

   Na época da União Soviética a descoberta era segredo de Estado. "Estávamos construindo fábricas de diamante sintético naquela época, então toda a pesquisa com diamantes naturais de uso industrial foram congeladas", disse Nikolai Pokhilenko, director do Instituto Sobolev de Geologia e Mineralogia "Só 0,3% da área foi analisada e já foi avaliada em 147 bilhões de quilates de diamantes industriais." 


_________________________
Adaptado de:
http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2012/09/24/russia-anuncia-superdeposito-de-diamantes.jhtm
http://astropt.org/blog/2012/09/18/cratera-de-impacto-popigai-com-milhoes-de-diamantes/

Sem comentários: