02 outubro 2012

Shale Gas - Portugal possui importantes reservas desta energia tanto a nível europeu como global

Os avanços tecnológicos permitiram ultrapassar uma série de barreiras que impediam a extração de um tipo de gás, não convencional, cuja formação ocorre em argilas betuminosas. Este é o shale gás e encontra-se a grandes profundidades, entre os 600 e os 3000m.

As formações deste gás prolongam-se por vários quilómetros de extensão e a única forma de acompanhar essas formações no subsolo é através da perfuração horizontal, uma técnica que é complementada pela fracturação hidráulica que consiste na "estimulação do reservatório através da injecção de água a grande pressão, químicos e areia para criar porosidade e permeabilidade artificialmente", segundo Diogo Rosa do Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

Presente no Bombarral, Cadaval e Alenquer

Os Estados Unidos da América são o maior produtor mundial de shale gás. As estimativas indicam que as reservas deste gás na América do Norte têm capacidade para abastecer os EUA nos próximos 45 anos. Os olhos viram-se agora para Europa e Portugal faz parte da lista de países com formações que possuem shale gás. De acordo com os estudos realizados no território nacional, "a formação da Brenha será a formação com mais interesse para o shale gás, portanto, esta formação está presente nos conselhos de Bombarral, Cadaval, Alenquer, logo, aí será o local onde poderá haver mais potencial", acrescenta Diogo Rosa.

Vantagens da exploração de shale gás

Em termos de consumo, o shale gás, é um recurso mais barato e menos poluente, ainda assim, para os especialistas a exploração deste gás levanta questões quanto às consequências para o meio ambiente, nomeadamente para contaminação das reservas de água potável existentes nos aquíferos, devido à técnica de fracturação hidráulica, se esta não for manuseada com precaução.

Na Europa este mercado está a crescer e para além de Portugal há registo de potenciais reservas na Eslováquia, Ucrânia e França. A Polónia e a Alemanha já iniciaram alguns projetos de exploração.

__________________________________________
Adaptado de:

Sem comentários: