06 setembro 2013

14º Congresso Nacional de Geotecnia - 6 a 9 Abril 2014


A Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) e a Universidade da Beira Interior (UBI), através do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECA), organizam o 14º Congresso Nacional de Geotecnia (14CNG). O Congresso decorrerá na cidade da Covilhã, nas instalações da UBI, de 6 a 9 de Abril de 2014.

O objectivo deste congresso consiste na promoção da Geotecnia Portuguesa nas Infraestruturas, cuja actividade foi intensa nos últimos anos. Perspectiva-se, assim, a possibilidade de divulgação dos avanços nas áreas de projecto, construção e ensino das várias actividades geotécnicas e sua internacionalização, pois, nos dias de hoje, uma parte importante das empresas e dos profissionais portugueses trabalham noutros mercados, sobretudo dos países de língua oficial portuguesa e espanhola.

  


 O Lema do 14CNG – GEOTECNIA NAS INFRAESTRUTURAS é subordinado aos temas ÁGUA, ENERGIA, TRANSPORTES E AMBIENTE

Portugal tem em curso um plano de construção de novos aproveitamentos hidroeléctricos e de fins múltiplos, bem como de novos sistemas de abastecimento de água para as populações e para regadio. Nestas infraestruturas hidráulicas a componente geotécnica é importante e muito diversificada. Na região da Beira Interior foram construídas infraestruturas hidráulicas de singular importância que poderão ser visitadas durante o congresso.


A energia, essencial no desenvolvimento socioeconómico, apresenta-se como campo privilegiado de aplicações do domínio da geotecnia. As escassas reservas de energias fósseis e o seu elevado custo justificam esforços para uma melhor gestão energética e para o uso de energias renováveis, incluindo novas formas de armazenamento. As barragens, turbinas eólicas e suas fundações, os circuitos hidráulicos e as instalações geotérmicas são exemplos de obras com uma importante componente geotécnica.


Tendo em conta que o desempenho das infraestruturas de transporte depende fortemente das propriedades dos geomateriais envolvidos na sua construção, o tema pretende focar-se na experiência comprovada e na inovação técnica de aspectos geotécnicos do protejo, construção, manutenção e durabilidade/sustentabilidade destas infraestruturas.


Os aspectos ambientais a abordar são os relacionados com a reabilitação de locais contaminados, construção e operação de áreas para confinamento de resíduos, reutilização de resíduos em infraestruturas, melhoria e requalificação de solos. Serão também discutidas a exploração sustentável de georrecursos, a implementação de sistemas de gestão ambiental, a avaliação do impacte ambiental e de medidas mitigadoras em obras de engenharia geotécnica.



Sem comentários: