05 setembro 2013

Descoberto esqueleto quase completo de dinossauro carnívoro na Lourinhã

   O Museu da Lourinhã anunciou esta terça-feira a descoberta daquele que deverá ser o mais completo esqueleto de um dinossauro carnívoro, com cerca de 150 milhões de anos. A campanha de escavações decorreu nos afloramentos do Jurássico Superior, no litoral sul do concelho da Lourinhã, e reuniu uma dezena de voluntários do museu.


   “Este ano, os resultados incluíram pegadas e ossos, com destaque para um dinossauro carnívoro de pequeno porte, com menos de dois metros de comprimento. Este esqueleto de dinossauro não está completo, mas está muito bem conservado e articulado (com os ossos na posição anatómica, tal como em vida), o que é muito raro”, refere o comunicado do museu. “A análise preliminar indica que poderá tratar-se de um representante de um grupo de dinossauros carnívoros raros em Portugal, os celurossauros.”, um grupo de dinossauros carnívoros de pequeno porte (com menos de dois metros de comprimento) do Jurássico Superior, raros em Portugal.

   "É seguramente o dinossauro mais completo que temos em Portugal e um dos mais completos do Jurássico Superior em todo o mundo e isso vai permitir estudar como os dinossauros evoluíram e como, neste caso, deram origem às aves", afirmou à agência Lusa Octávio Mateus, investigador do Museu da Lourinhã e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa



   Na campanha, coordenada pelo paleontólogo Octávio Mateus, foram ainda recolhidas pegadas de dinossauros saurópodes, ornitópodes e de pterossauros. “Uma das pegadas de saurópode, com 120 centímetros de comprimento, é uma das maiores que se conhecem”, frisa o comunicado. “Também se descobriram pequenos fósseis, destacando-se a mandíbula de um mamífero, o que é igualmente raro.”

   Todo este material recolhido está agora no laboratório de paleontologia do Museu da Lourinhã, onde terá de ser preparado para poder ser estudado. Só com esses estudos se poderá perceber exactamente as espécies de dinossauros a que pertencem os fósseis recolhidos e a sua importância.

_________________
Adaptado de:
-http://www.diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=654256
-http://www.publico.pt/ciencia/noticia/descoberto-novo-dinossauro-carnivoro-na-lourinha-1604771

Sem comentários: