A equipa liderada por Nicholas Strausfeld, da Universidade de Arizona, nos Estados Unidos e Gregory Edgecombe, do Museu Natural de Londres, afirmam ter descoberto o fóssil do mais antigo ancestral conhecido dos quelicerados, subfilo que inclui aranhas, escorpiões e o caranguejo-ferradura. O estudo divulgado pela revista Nature, indica que esse grupo de animais surgiu há pelo menos 520 milhões de anos.
Fóssil de ancestral das aranhas e escorpiões descoberto na China
O fóssil do animal com cerca de 3 centímetros, foi encontrado no sudoeste da China, sendo chamado de Alalcomenaeus. Este fóssil chamou a atenção dos investigadores, por ter o sistema nervoso bem preservado.
"Agora sabemos que os megacheira tinham sistemas nervosos centrais muito similares aos do caranguejo-ferradura e dos escorpiões modernos" afirma Nicholas Strausfeld. "Isso significa que os ancestrais das aranhas e os seus parentes viveram lado a lado com os ancestrais dos crustáceos no Câmbrico Inferior".
Os cientistas encontraram também características similares entre os apêndices deste animal e as presas das aranhas, indicando isto que aranhas evoluíram do animal descoberto.
Os cientistas afirmam que “a descoberta é entusiasmante porque mostra que os mandibulados (grupo ao qual os crustáceos pertencem) e quelicerados já estavam presentes com duas trajectórias evolutivas distintas há 520 milhões de anos, o que significa que o seu ancestral comum deve ter existido muito antes disso".
http://noticias.terra.com.br
http://www.ionline.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário