18 outubro 2013

Encontrado fragmento do meteorito que caiu na Rússia em Fevereiro de 2013

De acordo com a televisão russa, um fragmento gigante do meteorito que caiu em Fevereiro passado na região dos montes Urais (centro-oeste da Rússia), e que provocou na altura mais de mil feridos, foi hoje retirado do lago Tchebarkoul.

Fragmento do meteorito resgatado do lago Tchebarkoul (fonte:RTP)

Em declarações à agência Interfax, Serguei Zamozdra, professor da universidade de Tcheliabinsk, sublinhou que este achado“estará, provavelmente, entre os 10 maiores meteoritos alguma vez encontrados”.

O fragmento, com cerca de metro e meio de comprimento, foi resgatado do lago Tchebarkoul, que fica perto da zona de impacto do meteorito. A operação, que envolveu mergulhadores, foi transmitida em direto na televisão russa.

Durante os trabalhos, o fragmento acabou por se dividir em pelo menos três partes. Os cientistas envolvidos na operação não conseguiram determinar o peso exacto do fragmento, uma vez que o equipamento utilizado no local se estragou depois de ultrapassados os 570kg.

Mais de 12 fragmentos inicialmente identificados como meteoritos foram retirados do lago Tchebarkoul desde Fevereiro passado, no entanto, apenas quatro reuniam as características exactas para poderem ser classificados como tal. 

Fonte: astrobob.areavoices.com

 Foi a  15 de Fevereiro de 2013 que um meteorito caiu a cerca de 80km da cidade russa de Tcheliabinsk, na região dos montes Urais, tendo, desde logo gerado uma imensa corrente de vídeos no youtube da sua queda. 

De acordo com a agência espacial norte-americana, a NASA, o meteorito, cuja queda provocou mais de 1500 feridos, incluindo 319 crianças, tinha uma massa de cerca de 10 mil toneladas quando entrou na atmosfera.
_______________________________
Referências:
     SicNotícias
     Ionline
     RTP

Sem comentários: