30 outubro 2013

Instrumentação de obras geotécnicas

A realização de uma obra geotécnica (por exemplo túneis, barragens de aterro, barragens de betão, rodovias, ferrovias, estruturas de suporte, taludes naturais e artificiais, etc.) vai de encontro à satisfação de necessidades da sociedade. Uma vez que estas obras se revestem de grande importância, há que garantir a segurança, operacionalidade e durabilidade destas obras.

Fonte
Mas afinal o que é a instrumentação de obras geotécnicas?


A instrumentação de obras geotécnicas consiste na colocação de equipamentos de medição de efeitos numa estrutura, provocados por acções impostas por acções externas ou internas. O principal objectivo é a obtenção de dados, tais como deslocamentos, pressões, temperaturas, caudais, etc., através dos quais possa ser avaliado o desempenho e a segurança duma estrutura ao longo do tempo e que, simultaneamente, auxiliem na prevenção de acidentes ou incidentes. Acessoriamente, a instrumentação permite o aferimento do modelo de comportamento da estrutura previsto no projecto.


Com a temática de instrumentação pretende-se que sejam apreendidas as finalidades da observação/instrumentação, para tal há que conhecer e perceber o funcionamento de distintos equipamentos, de que modo a inspecção visual é importante e, como não poderia deixar de ser, adquirir a capacidade entender e interpretar os resultados da observação.

Sem comentários: