29 outubro 2013

Túnel ferroviário sob o Bósforo inaugurado hoje em Istambul

A terceira travessia do estreito do Bósforo é hoje inaugurada. Além das duas pontes que ligam a Europa e a Ásia, a partir desta terça-feira os residentes de Istambul vão poder usufruir de um túnel ferroviário entre as duas margens.
A maior cidade da Turquia conta 15 milhões de habitantes e uma boa parte efectua a travessia intercontinental todos os dias. A ligação subterrânea tem um comprimento total de 13,6 quilómetros, mas só dez por cento se encontram debaixo de água. O túnel de Marmaray custou 3,3 mil milhões de euros e tem capacidade para transportar 1,5 milhões de passageiros por dia.

A inauguração decorre no dia em que a Turquia celebra os 90 anos da instauração da república, por Mustafa Kemal Ataturk. A cerimónia é presidida pelo primeiro-ministro Recep Tayyp Erdogan, antigo presidente da câmara de Istambul. Ao seu lado estará o chefe do governo japonês, Shinzo Abe. Tóquio é o principal investidor do projecto.

O túnel de Marmaray começou a ser construído em 2004 e foi projectado para resistir a sismos de magnitude 9 na escala de Richter.
___________________
Mais informações sobre a obra: http://www.marmaray.com/

Sem comentários: