14 novembro 2013

Arrábida a Património Mundial da UNESCO

   A Arrábida constitui uma viagem pelo tempo e pelo espaço, testemunho vivo dos grandes estádios da História da Terra, das transformações geológicas aos processos simbióticos de humanização. 


   Em Fevereiro de 2013 o dossier da candidatura da Arrábida foi formalmente entregue em Paris, na sede da UNESCO. A etapa seguinte será no terreno, com a avaliação da Arrábida, pelos peritos da UNESCO. Da comissão de acompanhamento de todo este processo faz parte o Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa.
 
   Os relevos como os conhecemos hoje, começaram a formar-se no período miocénico, há cerca de 20 milhões de anos devido à colisão entre as placas africana e euro-asiática, de que a ibéria faz parte, definindo também os primeiros estádios de evolução do rio Tejo.

   A relação simbiótica entre os processos geológicos, climáticos e ecológicos foi decisiva para o desenvolvimento de ecossistemas, de comunidades de plantas e de animais terrestres, aquáticos, costeiros e marinhos.


   Este é realmente um sítio mágico, único. Um lugar de contrastes, de mar e terra, de céu e de serra, de obras conjugadas do Homem e da Natureza que urge preservar, proteger e conhecer.

Um Património que deve ficar para a Humanidade!


________________________
Original de:
http://arrabida.amrs.pt/pt/candidatura/

Sem comentários: