01 novembro 2013

Cobalt International Energy anuncia descoberta de petróleo e gás natural em Angola

A norte-americana Cobalt International Energy anunciou, no início desta semana, a descoberta de petróleo e gás natural no pré-sal angolano. A descoberta deu-se em dois dos poços exploratórios profundos nos Bloco 20 e 21 do offshore angolano, Lontra e Mavinga. Em comunicado, a empresa afirma que serão, agora, necessários novos estudos para aferir o potencial de ambos os poços.

A Cobalt International Energy detém importantes posições na exploração e prospecção de hidrocarbonetos no oeste africano (imagem adaptada de: cobaltintl.com)


De acordo com o comunicado da Cobalt, no poço Lontra1 foi atingida a profundidade máxima de furação e os testes realizados permitem confirmar a existência de petróleo e gás natural. A empresa espera poder divulgar mais informação sobre este poço antes do final do ano.

Já no poço Mavinga1, no qual também foi atingida a profundidade máxima de furação, a Cobalt anunciou a existência de uma espessura líquida (net pay) de 30m, correspondendo, então, à espessura do reservatório de onde o petróleo pode efectivamente ser produzido. Esta descoberta foi confirmada através do uso de pressiómetros,  ensaios de permeabilidade directa e da análise dos testemunhos  e logs de sondagem. No entanto, não foi possível manter um fluxo contínuo durante a realização dos testes, problema que a Cobalt está a começar a estudar.

Ainda nas imediações do poço Mavinga1, a Cobalt estima uma espessura total (gross pay), correspondente à distância vertical entre o topo do reservatório e o contacto óleo-água, superior a 200m. Novos estudos serão necessários para aferir a a espessura efectiva de hidrocarbonetos e a qualidade do reservatório.


Mapa das actividades da Cobalt no oeste africano (adaptado de: cobaltintl.com)


Pormenores das recentes descobertas nos poços Lontra e Mavinga (adaptado de: cobaltintl.com)

Plataforma de furação Ocean Confidence (fonte)
Contudo, espera-se que o poço Mavinga1 venha a ser provisoriamente abandonado para vir a ser integrado no projecto de expansão da exploração Cameia, no Bloco 21. Assim, a Cobalt enviou a sua plataforma de furação Ocean Confidence para o poço exploratório Bicuar1A, também no Bloco 21, a sul de Cameia e Mavinga.

No Bloco 20, a Cobalt trabalha em parceria com a Sonangol Pesquisa e Produção, S.A. e a BP Exploration Angola (Kwanza Benguela) Limited. Já no Bloco 21, as parcerias incluem a Sonangol Pesquisa e Produção, S.A., a Nazaki Oil and Gaz, e a Alper Limitada.

___________________________________
Referências:
     SIC Notícias
     RTP
     www.cobaltintl.com 
     www.offshore-mag.com

Traduções por: ROMMAN

Sem comentários: