05 novembro 2013

Os danos das explorações ilegais de ouro na Amazónia Peruana

   O estudo da Academia Nacional de Ciências, publicado na revista Proceedings, chega um mês após as imagens do Carnegie Airborne Observatory serem reveladas, mostrando a vasta área de floresta destruída na região de Madre de Dios, Perú.

Danos no Perú (Fonte:  MINING.com)
   Durante os 14 anos de monitorização, a extensão geográfica da exploração de ouro, tendo como base o rio Amazonas Peruano, cresceu cerca de 400%. Quando a recessão económica global rebentou em 2008, a taxa anual de destruição da floresta em Madre de Dios triplicou.

   "Os nossos resultados revelam muito mais danos na floresta do que os anteriormente mencionados pelo governo ou por outros pesquisadores" disse o principal autor do estudo, Gregory Asner. "Ao todo, verificou-se que a taxa de perda florestal devido à exploração de ouro acelerou de 2166 hectares/ano (antes de 2008) para 6145 hectares/ano (após a crise financeira global de 2008, que disparou os preços do ouro)."

   Os resultados do estudo também indicam que mais de metade da actividade de exploração de ouro na região é realizada por operações clandestinas, de pequeno porte.

Áreas danificadas pela exploração de ouro clandestina, entre 1999 e 2012. (Fonte: MINING.com)

   A exploração de ouro está a crescer mais rapidamente do que se pensava, o que requer um uso mais abrangente de técnicas de análise de monitorização de alta resolução, de modo a quantificar adequadamente os impactos humanos sobre o meio ambiente.






______________________________
Adaptado de:
-http://www.mining.com/damage-to-amazon-worse-than-expected-66573/

Tradução por: Ana Gomes

Sem comentários: