20 março 2012

Sismo de magnitude 7,4 abala o México


   Um sismo de 7,4 na escala de Richter registou-se hoje (20 de Março) no México, na região de Oaxaca, a sudoeste do país, e a 25 quilómetros da cidade de Omepetec, pelas 12h02 locais (18h02 em Lisboa). Sentiram-se pelo menos três réplicas após o primeiro abalo. 



   O abalo, que se prolongou por alguns minutos, teve epicentro 186 quilómetros a Este de Acapulco e a 25 quilómetros de Ometepec, no estado de Guerrero. O Instituto de Geologia mexicano (SSN),  referiu que o hipocentro ocorreu a cerca 20 quilómetros de profundidade do Golfo, também designado Mar de Cortez, que separa a península da Baixa Califórnia do resto do país. Nesta zona, a actividade sísmica é permanente.

   Muitas pessoas saíram dos edifícios e esperaram na rua enquanto o abalo era sentido. Na Cidade do México, as redes de telemóveis ficaram interrompidas após o abalo, mas o metro continuou a funcionar, e no aeroporto Benito Juárez não houve notícias de danos. As autoridades confirmaram "escassos danos materiais", embora diversas construções dos bairros mais antigos da cidade terem ficado danificadas .


   O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico adiantou que este sismo, em terra, não deverá gerar um tsunami de grande dimensão e destrutivo, mas não afastou a possibilidade de algumas situações localizadas. 


___________________________________
Adaptado de:

Sem comentários: