08 março 2013

A Conquista do Pré-Sal


"O pré-sal é hoje uma realidade"

   Actualmente, a Petrobras situa-se numa posição estratégica frente à produção mundial de energia. Desde o inicio da extracção, em 2008, a produção ultrapassou 100 milhões de barris de petróleo, com mais de 200 mil barris diários, nas bacias de Santos e de Campos, estimando alcançar 1 milhão de barris por dia em 2017.



   A Petrobras é pioneira e líder na exploração em águas ultraprofundas. Para descobrir as actuais reservas e operar com eficiência nestas condições foi necessário desenvolver imensa pesquisa e tecnologia própria, actuando em parceria com universidades e centros de investigação.


O que é o Pré-Sal?

   O termo pré-sal, tal como o nome indica, refere-se a um reservatório localizado abaixo de uma extensa camada de sal, que chega a atingir 2 mil metros de espessura. A profundidade deste reservatório pode atingir os 7 mil metros de profundidade, encontrando-se a 300 km da costa de grande parte do litoral brasileiro, em águas ultraprofundas, com cerca de 2 mil metros de coluna de água.

   As maiores descobertas foram no Brasil, pela Petrobras, na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontram grandes volumes de óleo leve. Por exemplo, na Bacia de Santos o óleo identificado tem uma densidade de 28,5º API, baixa acidez e baixo teor de enxofre, características que conferem alta qualidade e elevado valor comercial.



Volume Recuperável

   Os números são bastante consideráveis, o volume de petróleo e gás no pré-sal no Campo de Lula, Campo de Sapinhoa e Cessão Onerosa equivale a todo o volume produzido pela Petrobras, desde a sua fundação até 2011.

   Os valores declarados até Setembro de 2012 são de 6,5 bilhões de barris no Campo de Lula, 1,8 bilhões de barris no Campo de Cernambi e 2,1 bilhões de barris no Poço de Sapinhoá.


Investimentos

   Actualmente, as estimativas do potencial do pré-sal  são superiores aquando a primeira descoberta. A excelência exigida, desde a concepção e gestão de projectos ao fornecimento de bens e serviços, com ênfase especial na habilitação de pessoal,  requer grandes investimentos, que rondam o total de US$ 93 mil milhões, cerca de 72 mil milhões de euros.



   O aumento da exploração, dada as crescentes necessidades energéticas mundiais, exige procurar novas soluções, enfrentar novos desafios, desenvolver uma nova geração de tecnologias. Na Petrobras, existem projectos que garantem a expansão dos limites exploratórios, por exemplo, identificando produtos que aumentam a resistência à corrosão dos equipamentos usados no pré-sal. Também a optimização de resultados é tema de investigação,  testando o fluido injectado no poço para facilitar a extracção de óleo.




______________
Retirado de:
http://www.petrobras.com.br/minisite/presal/pt/perguntas-respostas/
http://www.youtube.com/watch?v=gp-zoYRxvvY&feature=relmfu

1 comentário:

RM disse...

Bom post e excelente filme!
Quase que dá vontade de começar a fazer as malas e ir trabalhar para o Brasil.