27 outubro 2010

Recursos minerais na Lua - prata, hidrogénio e mercúrio

Cratera feita pela NASA parece «um tesouro de elementos químicos»


 «O solo lunar é mais rico do que até agora se pensava pois contém uma variedade de elementos químicos úteis como a prata, o hidrogénio e o mercúrio» assim revelam as mais recentes conclusões de um projecto da NASA.



A agência espacial norte-americana lançou um engenho de 2,3 toneladas na cratera Cabeus, perto do Pólo Sul da Lua, que foi seguido de perto pela sonda LCROSS. A sonda analisou os materiais projectados pelo embate do engenho, que causou um buraco de 20 a 30 metros de diâmetro na superfície lunar.


Em comunicado, a NASA refere que "o solo lunar é rico em materiais úteis” e que a Lua é “quimicamente activa e provida de um ciclo de água". Já em Novembro, a agência anunciara a detecção de quantidades importantes de água gelada.

As mais recentes análises a fragmentos e poeiras demonstram que o solo lunar contém não só água quase pura, sob a forma de cristais de gelo em certos locais, mas também hidróxido, monóxido de carbono, dióxido de carbono, metano, amoníaco, sódio, prata, hidrogénio e mercúrio.

"A cratera parece um tesouro de elementos químicos", salienta o geólogo Peter Schultz, principal autor de uma das seis comunicações sobre a descoberta que são publicadas na edição de hoje da revista Science.

A maior parte dos elementos resulta do bombardeamento incessante da Lua por cometas e meteoritos, desde há milhões de anos. A toxicidade do mercúrio, detectado em grandes quantidades, pode, no entanto, ser um problema para a exploração humana na Lua, segundo os cientistas.


Moon's South Pole, Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) image. The LRO is a robotic space probe launched by NASA to study the Moon. This image uses the initial data acquired in September 2009 by the LRO's Lunar Orbiter Laser Altimeter (LOLA) instrument at the start of its year-long mission to generate a high-resolution 3D map of the Moon. The colors depict the relative heights of the lunar surface with respect to the surface mean. Warm colors (brown, red, magenta, and tan) are above the mean. Cooler colors (green, cyan, blue, and violet) are below the mean.

____________________________

Sem comentários: