24 outubro 2011

Minas de Moncorvo


As minas de Moncorvo, em Trás-os-Montes, nas quais o grupo anglo-australiano Rio Tinto pretende investir mil milhões de euros, tem recursos medidos e indicados de 552 milhões de toneladas de minério, que, à cotação de 146 dólares por tonelada no mercado internacional, tem debaixo da terra um valor de 80 mil milhões de dólares, ou seja, 58,2 mil milhões de euros. Um valor que corresponde a cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal.

Caso o investimento avance, este valor será estendido até 2070, data em que terminam os direitos de exploração das minas, sendo que, se o Estado receber 9% das receitas geradas, conforme foi negociado com Repsol para a exploração de gás natural no Algarve, Portugal receberá durante 50 anos cerca de 5,2 mil milhões de euros. O projecto estará a ser negociado entre o Governo português, a empresa que detém a concessão da mina até 2070, a MTI –Minning Technology Investments, e Rio Tinto.O ministro da Economia admitiu hoje haver “conversações” com várias empresas do sector mineiro, mas escusou-se a prestar mais esclarecimentos sobre o investimento em causa. O investimento vai permitir, numa primeira fase, a criação de 420 novos postos de trabalho directos e cerca de 800 indirectos, bem como a criação de um pólo de investigação e desenvolvimento no nordeste transmontano, com parcerias com instituições locais e internacionais.Segundo a agência, a mineira Rio Tinto estará a preparar um investimento que rondará mil milhões de euros.



___________________________________
Fonte: http://economia.publico.pt

1 comentário:

A. de Sousa Catanho disse...

Alguém tem mais informações acerca dos 420 novos postos de trabalho directos, 800 indirectos e sobre as parcerias com instituições locais e internacionais???