06 novembro 2011

Fóssil de mamífero encontrado parece-se com esquilo da “Idade do Gelo”

Com ar de esquilo, focinho estreito e comprido, caninos anormalmente grandes, olhos pequenos e peludo. Este animal não faz lembrar nenhum já conhecido? Por momentos podia ser confundido pelo personagem Scrat do filme da "Idade do Gelo", o esquilo histérico que estava sempre à procura da próxima bolota, no entanto o Cronopio dentiacutus, mamífero cujos fósseis foram agora descobertos na Argentina, não tinha como companhia mamutes ou tigres dentes de sabre, mas sim dinossauros.



Este é o mais antigo fóssil de mamíferos, com 220 milhões de anos, pertence à Era dos dinossauros. Até à extinção dos répteis gigantes, há cerca de 65 milhões de anos, o número de fósseis de mamíferos encontrados é apenas um décimo dos que foram desenterrados e pertencem a épocas mais recentes. Por isso, a maior parte da história da ramificação dos mamíferos está por conhecer, e ainda mais em continentes menos explorados a nível paleontológico como a América do Sul.

O Cronopio dentiacutus tinha o tamanho do rato e viveu há cerca de 94 milhões de anos na província de Rio Negro, Argentina. A equipa de Guillermo Rougier, da Universidade de Louisville, no Kentucky, encontrou dois crânios e algumas maxilas fossilizadas.

Os cientistas conseguirem determinar que a nova espécie fazia parte dos Dryolestoidea, grupo extinto cujos membros são parentes próximos dos mamíferos marsupiais e placentários de hoje, no entanto o mais difícil é avaliara os hábitos do Cronopio ou a utilidade dos enormes dentes.

“Os dentes de trás, os molares, são o tipo de dentes necessários para os insectívoros, um animal que come insectos de diferentes tipos, e até pequenos invertebrados, ou talvez pequenos lagartos, que existiam ali”, disse Rougier à BBC News. “Mas não temos ideia porque é que precisava de caninos tão grandes. Aquelas presas são uma grande surpresa.”

___________________________________


Fonte/Source:
Público - http://www.publico.pt/Ciências/fossil-de-mamifero-encontrado-parecese-com-esquilo-da-idade-do-gelo-1519459

Sem comentários: