14 novembro 2011

Greenwalk - roteiro geo-acessível

A região de Sintra é bem conhecida pela sua paisagem paradisíaca, florestas luxuriantes, história, cultos e mitos. Toda esta riqueza cultural e biótica tem sua razão de existir na própria geologia da região. Greenwalk criou lá os seus georoteiros e mais recentemente lançou o roteiro Geo Acessível, onde a geologia e geomorfologia são temas didácticos, lazer e mesmo lúdicos para aqueles que são deficientes visuais.

Desde cultos pré-históricos que os povos se relacionam com a geografia do seu território contemplando as paisagens pela sua beleza cénica ou por formas pitorescas de certos penedos. Entre os lugares mais venerados encontram-se os penhascos ou promontórios do litoral ou cumeadas das terras altas, os primeiros porque configuram o limite das terras sobre o mar a as segundas pela relação mítica com a esfera celeste.

A virtude do geoturismo em propiciar novas experiências para estes visitantes é imensurável. Como em qualquer outro roteiro da greenwalk, o Geo Acessível, integra o passeio de jipe, passeio pedestre, visitação dos geossítios, interpretação da paisagem, relevo, fósseis e inclui a vegetação endémica e relação ao microclima.

Para a definição do roteiro propriamente dito, a Greenwalk efectuou vários estudos e experiências no terreno, sistematizou informação e registou as motivações destes visitantes. Para tal cedo obtivemos apoio da ACAPO e mais recentemente pela APEDV no sentido de credibilizar a empresa e o Geo Acessível junto do público-alvo como também foram fundamentais em pareceres técnicos.

Assim, o Geo Acessível foi constituído após longo período de trabalho. Este roteiro é então composto com dois itinerários principais em áreas contrastadas, cobrindo o máximo de diversidade de modo a transmitir de como a geologia condiciona o ambiente.

O primeiro itinerário, ao longo da linha de costa, áreas cobertas por rochas sedimentares e metamórficas e expostas ao longo do ano a ventos fortes. Aqui a vegetação é rasteira, adaptada ao clima seco, ventoso e de solos inférteis. Descrito assim, parece desadequado a um roteiro para deficientes visuais, contudo, as experiências proporcionaram vivências inesquecíveis. Este permite visitar uma pequena praia com areias e calhaus redondos, atravessar o leito de pequena ribeira de calhaus angulosos, onde a água ocorre após chuvas persistentes, seguindo para as arribas por declives pouco acentuados, ao cimo das quais se estende uma planura coberta de obstáculos serpenteados por trilhos, tratando-se de campos de lapiás, rochas muito fossilizadas, nas quais é possível tactear os fósseis de rudistas e colónias de corais.

O segundo, marcante pelo contraste do microclima, da vegetação e da geologia. Trilhado pela cumeada da serra por densa floresta e entre enormes blocos de rocha ígnea. Aqui o visitante entra em contacto tanto com os troncos das árvores como os rochedos, persistentemente cobertos por musgo ou por heras. Somam-se sensações que despertam todos os seus sentidos, perscrutam-se os ruídos da floresta, sente-se a frescura do alto da serra, saboreia-se o orvalho, tacteia-se o musgo e as heras, os troncos de cedros do Buçaco e o granular das rochas eruptivas.
Geo Acessível é então uma realidade com a Greenwalk, tendo a base do geoturismo para uma inclusão social.

Greenwalk dispõe outros roteiros para o público geral em Sintra, Arouca, Sabugal e Arrábida. Tanto em jipe, BTT e pedestrianismo. Consultar greenwalk.org.pt ou no facebook em greenwalk geotourism

__________________________________
Fonte: Naturlink.pt

Sem comentários: