29 novembro 2012

Tsunami "voltou a invadir" a costa portuguesa

Um tsunami semelhante ao provocado pelo terramoto de 1755, com ondas que podem chegar aos nove metros de altura na ponta de Sagres, foi simulado nos dias 27 e 28 deste mês nos computadores em rede dos centros de alerta de 19 países do nordeste do Atlântico, incluindo Portugal (Fig. 1).

Fig. 1 - Simulação de um tsunami gerado por um maremoto
a 165 km a Sudoeste do Cabo de São Vicente.

Trata-se de um exercício patrocinado pela UNESCO, que estará operacional em 2013, no âmbito da criação do Sistema de Mitigação e Aviso Prévio de Tsunamis para o Nordeste do Atlântico e Mediterrâneo, chamado NEAMWave12. O seu objectivo é testar pela primeira vez e em simultâneo as comunicações e a capacidade de resposta das autoridades de protecção civil ou de gestão de emergência a um evento extremo deste tipo.

As comunicações serão testadas entre os países candidatos à instalação do futuro centro regional de alerta (Portugal, Grécia, Turquia e França) e vão ser utilizados quatro cenários de tsunami, um dos quais para o Atlântico Nordeste, que será gerido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) recentemente criado, onde se integram as estruturas do Instituto de Meteorologia.

Este cenário procura reproduzir o tsunami desencadeado pelo terramoto de 1755, com epicentro a 165 quilómetros a sudoeste do Cabo de S. Vicente, na zona das falhas da Ferradura e do Marquês de Pombal, a 35 quilómetros de profundidade, e com uma magnitude estimada de 8,7 na escala de Richter.
_________________
Adaptado de:

Sem comentários: