03 dezembro 2012

Actividade Vulcânica em Vénus


A missão levada a cabo pela ESA (European Space Agency) - Venus Express - que decorre há cerca de seis anos, demonstrou que existem alterações nas percentagens de dióxido de enxofre na atmosfera de Vénus. Tendo em conta que na Terra esse gás é produzido maioritariamente por actividade vulcânica, seria possível provar que Vénus é vulcanicamente activo.

Assim, seria também possível explicar a razão pela qual Vénus tem uma atmosfera mais densa e espessa que o planeta Terra. Vénus apresenta níveis elevados de Dióxido de Enxofre - cerca de um milhão de vezes a percentagem presente na atmosfera da Terra.

Uma particularidade deste gás, que permite esta afirmação, é o facto de ser facilmente destruído pela luz solar. Assim, com o passar do tempo, as concentrações diminuem, conforme o gás ascende acima das nuvens que cobrem o planeta. Deste modo, o aumento da concentração de dióxido de enxofre pode indicar uma erupção recente.

Outra "prova", seria o resultado de uma análise por infravermelhos, levada a cabo sobre a superfície do planeta, que mostrou algumas escoadas de lava, em redor de um vulcão, mas com composição distinta das escoadas que se encontravam em redor, sugerindo erupções no passado recente deste planeta.



Factos sobre a missão: Venus Express

Artigo completo (em inglês) em: esa.int

Sem comentários: