22 janeiro 2013

'Mars Express' mostra leito de rio com 1500 quilómetros em Marte

O rio Reull Vallis é o leito de um rio com vários afluentes que corta as montanhas de Promethei Terra, onde a altitude atinge os 2500 metros, antes de correr na vasta bacia de Hellas, no planeta Marte.

Foi fotografado em alta resolução pela Mars Express (sonda da Agência Espacial Europeia (ESA), organização a que Portugal pertence) e mede 1500 quilómetros de comprimento, tendo 300 metros de profundidade na região que é mostrada na Fig. 1.

Fig. 1 - Pormenor do leito do rio Reull Vallis, no planeta Marte.

A bacia de Hellas é uma bacia de impacto circular localizada no hemisfério sul de Marte e tem um diâmetro de 2300 quilómetros, sendo a maior do planeta. Foi formada provavelmente pelo impacto de um grande asteróide há cerca de 3,9 mil milhões de anos.


Torrentes de água no estado líquido

Os investigadores dizem que o rio Reull Vallis terá sido formado pela passagem de grandes quantidades de água no estado líquido num passado distante do planeta, tendo os sulcos paralelos no leito do rio resultado da ação de detritos e gelo. 

Tudo isto aconteceu no chamado período Hesperiano de Marte, que terminou há 1,8 a 3,5 mil milhões de anos, mas os cientistas acreditam que os sulcos são ricos em gelo e podem também ser encontrados em muitas das crateras próximas do rio Reull Vallis.

Os geólogos da ESA afirmam que toda esta região tem muitas semelhanças com a morfologia das regiões da Terra moldadas pela passagem de glaciares.


A primeira missão planetária da ESA

A Mars Express foi lançada em 2003 e é a primeira missão planetária da ESA. O seu principal objectivo é procurar água no subsolo de Marte, mapear os minerais existentes na superfície do planeta, estudar a composição e circulação da atmosfera.

Apesar do sucesso desta missão em termos de recolha de dados e de descobertas científicas, que já levou ao seu prolongamento até 2014, houve uma parte que correu mal: a aterragem da nave Beagle 2 que a Mars Express transportava, destinada a detectar sinais de vida e a estudar a geoquímica do planeta.

Os cientistas perderam o contacto com a nave antes de pousar em solo marciano e calculam que se tenha despenhado, sendo oficialmente dada como perdida.

_________
Adaptado de:
Azevedo, V., Expresso, página consultada a 21 de Janeiro de 2013, <http://expresso.sapo.pt/sonda-mostra-leito-de-rio-com-1500-quilometros-em-marte=f780208#ixzz2IJsAA4zx>.

Sem comentários: