27 agosto 2013

Alteração do sistema de coordenadas em uso nas minas e pedreiras

A Direcção geral de Energia e Geologia informou, no passado dia 5 de Agosto de 2013, que foi aprovada a adopção do sistema PT-TM06/ETRS89 para a cartografia de minas e de pedreiras. 

Portugal adoptou, assim, o ETRS89 (European Terrestrial Reference System 1989) como sistema geodésico para referência de minas e pedreiras no território continental. 

Recomenda-se que, neste contexto, devam ser substituídos os sistemas anteriormente utilizados, incluindo o Sistema Hayford-Gauss, Datum 73, de forma a evitar erros desnecessário na convenção de coordenadas.



O Datum 73, agora obsoleto, foi estabelecido na década de 1970 e tinha por ponto de origem o vértice geodésico de Melriça, no centro do país.

Já o ETRS89, recomendado pela EUREF (European Reference Frame, subcomissão da IAG - Associação Internacional de Geodesia), é um sistema global de referência estabelecido através de técnicas espaciais de observação. Este sistema de coordenadas tem por base o elipsóide de referência GRS80.

Aqui podem ser encontrados os parâmetros de transformação dos Datum 73 e Datum Lisboa para o sistema PT-TM06/ETRS89: »LINK«

___________________________________________
Fontes:  
DGEG; Cartografia - Alteração do sistema de referência em uso; 5 de Agosto de 2013, Lisboa.
Instituto Geográfico Português (Datum 73 , PT-TM06/ETRS89)
Direcção Geral do Território

Sem comentários: