09 outubro 2013

50º Aniversário do acidente da barragem de Vajont

 
Hoje celebra-se o aniversário daquele que é considerado um dos maiores acidentes de barragens de sempre.


9 de Outubro de 1963, Região de Friuli-Venezia Giulia, Itália.
A tragédia aconteceu aquando do esvaziamento da albufeira, na altura em que se tentavam controlar os taludes da encosta sul (os movimentos de reptação haviam atingido valores acima de 10cm por dia). Já desde a sua construção, em 1960 que o se tinha tentado controlar o nível na albufeira devido às situações alarmantes de abertura de fendas e movimentos nas vertentes. Esta era a terceira tentativa.




Nos dias que antecederam a catástrofe, os indícios de que a vertente estava instabilizada eram extremamente evidentes. Foram dados alertas por elementos da população e por profissionais que se encontravam na região, no entanto, não se procedeu à evacuação das populações.

No dia 9 de Outubro de 1963, durante uma fase de rebaixamento do nível da albufeira, verificou-se uma cedência muito rápida de uma vertente. Um bloco de aproximadamente 270 milhões de metros cúbicos desprendeu-se do talude e penetrou na albufeira a uma velocidade de cerca de 100 quilómetros por hora. 
 A massa desprendida deslocou mais de 50 milhões de metros cúbicos de água, provocando assim 3 ondas distintas com cerca de 250 metros de altura. 
Uma das ondas embateu na vertente oposta chegando à localização de Casso mas sem provocar consequências graves. A segunda propagou-se para montante atingindo as localidades que se encontravam no vale de Vajont. 
A outra onda galgou a barragem e dizimou as povoações que se encontravam nas margens do rio Piave. 

Parte do coroamento da barragem foi arrastado tendo desaparecido cerca de um metro da parte superior e ainda foi destruído o edifício da central onde se encontravam operários. Oficialmente, 1917 pessoas perderam a vida neste evento e cerca de metade das habitações no vale do rio Piave foram destruídas.



O acidente da barragem de Vajont ficou assim para a História como um exemplo a não ser seguido. Entre as várias causas que levaram ao acidente, uma delas foi o deficiente estudo geológico-geotécnico feito na zona, sobretudo na albufeira. Sabe-se hoje que o deslizamento ocorreu devido à existência de camadas finas de argila (com 5cm a 15cm de espessura) intercaladas nas bancadas de calcário. Embora a existência de argilas intercaladas nos calcários fosse já detectada nos estudos iniciais, aparentemente não lhes foi dedicada a devida atenção. Segundo alguns autores, esta movimentação de massa mais não foi do que a reactivação de um antigo deslizamento.


O acidente de Vajont é bastante mencionado na literatura de várias especialidades e teve uma influência significativa directa no desenvolvimento das áreas de Engenharia Geológica e Civil.



Adaptado de :
http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GAn_Casos/Vaiont/Vaiont_1.html
http://www.vajont.info/semenzaE.pdf

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