Às obras públicas nacionais nem sempre é dada a importância devida. Tome-se o exemplo da ponte da Lezíria, cuja construção não tem vindo a adquirir a importância dada a outras obras. Esta ponte, actualmente a 2ª mais longa da Europa, começou a ser construída no Verão de 2005 e foi inaugurada a 8 de Julho de 2007, pelo então primeiro-ministro José Sócrates.
Construção da ponte (Fonte: engenhariaeconstrucao) |
A ponte atravessa o rio Tejo e o rio Sorraia, ligando o Carregado a Benavente, situando-se na A10. Um dos grandes objectivos desta ponte era desviar trânsito de Lisboa e descongestionar as Pontes Vasco da Gama e 25 de Abril.
Construção da ponte (Fonte: engenhariaeconstrucao) |
A extensão da ponte da Lezíria é de 12 km, sendo a 9ª ponte mais extensa do Mundo e a 2ª da Europa, atrás da, também portuguesa, ponte Vasco da Gama. Permite a circulação nos dois sentidos, tendo cada um 3 faixas de rodagem.
Ponte da Lezíria (Fonte: engenhariaeconstrucao) |
A ponte custou 220 milhões de euros.
Foram aplicados 400.000 m3 de betão, 45.000 toneladas de aço, 3.000 toneladas de pré-esforço e 56.000 m de estacas nas fundações. Ao todo a realização desta obra implicou mais de 7 milhões de horas de trabalho.
A construção da ponte da Lezíria é a maior obra pública nacional da primeira década do século XXI e a sua execução teve uma duração de 23 meses.
Nó do Carregado (Fonte: CENOR) |
A execução da obra foi levada a cabo pelo empreendimento empresarial TACE, que era constituído pelas empresas MSF - Moniz da Maia, Serra e Fortunatos - Empreiteiros, SA; Bento Pedroso Construções, SA; Lena Construções, SA; Construtora do Tâmega, SA; Novopca, SA; e Zagope, SA.
Ponte da Lezíria (Fonte: EngenhariaPortugal) |
Ponte da Lezíria (Fonte: EngenhariaPortugal) |
Pode ver em baixo um video sobre a construção da ponte da Lezíria.
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