24 janeiro 2012

Tempestade geomagnética mais forte dos últimos seis anos atingirá hoje a Terra

A tempestade geomagnética mais forte dos últimos seis anos irá atingir hoje o nosso planeta, podendo afetar as rotas das companhias aéreas, redes de abastecimento elétrico e satélites.



A atmosfera solar está estruturada por campos magnéticos fortes. Quando estes campos estão próximos, o sol pode ejectar massa coronal (CME). As CME estão normalmente associadas a erupções solares (libertação de energia magnética) mas podem ocorrer separadamente.

No domingo passado, uma ejecção de massa coronal foi lançada em direção à Terra, conduzindo partículas solares a cerca de dois mil quilómetros por segundo, o que corresponde a uma velocidade cerca de cinco vezes maior que o habitual.

“Quando nos atingir, (...) esta energia causará a flutuação do campo magnético da Terra", referiu Terry Onsager do Centro para a Previsão do Clima Espacial do NOAA.

Esta energia pode interferir com as comunicações rádio de alta frequência usadas pelas companhias aéreas para viajar perto do Pólo Norte, pelo que algumas rotas foram alteradas. Também poderá afectar as redes de distribuição eléctrica e as operações de satélite. Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional serão aconselhados a protegerem-se em partes específicas da nave para evitar uma dose elevada de radiação solar.

Segundo o centro, a intensidade da tempestade geomagnética deverá ser moderada ou forte correspondente ao nível dois ou três, respetivamente, numa escala que vai até ao máximo de cinco.

O vídeo da erupção solar e CME poderá ser consultado aqui.

Sem comentários: